21/06/2016

Dicas necessárias para um blogueiro iniciante

Quando eu decidir criar o Sete Primaveras já sabia o caminho que eu ia seguir, esse não é o primeiro Blog que crio, já estou vagando pela blogosfera por mais ou menos três a quatro anos, durante todo esse período eu aprendi truques que me ajudaram muito. Não é de agora que eu tento estabelecer um lugarzinho no mundo das blogueira, não é de agora que eu sei fazer layout e muito menos saber fazer um post completo e fácil. Pensando nisso achei que seria legal trazer algumas dicas para ajudar meninas que estão começando agora com blogs e que não sabem como faze-lo cresce; - A Gabs seu blog também chegou agora - Sim o Sete Primaveras já deve ter uns 8 meses e vejo o crescimento dele, mas como disse não é de agora que eu "Blogo". 
  Dicas necessárias para um blogueiro iniciante



Se você não divulgar, você não terá visitas: Muitos blogueiros iniciantes criam um blog e esperam que as visitam surjam de dentro de Narnia, vivem reclamando que as visitas são baixas e não sabem o que fazer. O problemas é que muito deles não procuram visitar outros Blogs e se divulgar em redes sociais. Em relação a se divulgar em outros blog exige um bom senso da pessoa que irá se divulgar, algumas se extrapolam nos links e acabam deixando de tudo, até endereço de casa - Não sejam essas pessoas - Um blogueiro que tem saber visita um blog, ler seu post e comentar sobre ele, não é pecado ou contra lei deixar o link de seu blog no final do seu comentário, assim outros blogueiros vão se sentir a vontade de lhe visita e você não vai está fazendo SPAM. Já conheci muito blogueiros assim, visito muitos blogs e a cada dia descubro blogs maravilhosos, deixa o link no final do comentário é um vicio normal e que não irá prejudicar ninguém, desde que você não deixe uma penca de links formando SPAM. Redes sociais são muito úteis para divulgar seu blog, use o Google+, grupos no face, hashtag no Instagram, isso tudo pode ajuda vocês. Passeando pelo tio Google achei essa tabelinha com horários ideais para post e divulgação nas redes sociais. 


Agrade seu leitor com seu Post: Se coloque no lugar de um leitor, você iria querer visita seu blog diariamente e se sentir a vontade ao ler seu próprio post? Por isso é sempre importante fazer um bom post, algo que seja novo para você e queira passa isso para seu publico, não caia em coisas clichês ou que já são comum na blogosfera, traga algo novo e faça melhor, faça um post completo, com imagens, videos e até comentaristas, o publico aprova. Para você que usa seus post só para divulgar os videos de seu canal e nada a mais, pensei bem, você vai está jogando um vídeo no blog onde muitos não vão se dá o trabalho de ver,  por isso recomendo que além de você colocar seu vídeo lá comente sobre ele, disponibilize algumas imagens, diga o que vamos encontrar, invista no post e não o deixe "solto" com apenas um vídeo. Lembrando que posts que possuem tema completo e de qualidade, faz com que o leitor retorne ao seu blog para conhecer outros posts. 

Layout do Blog é importante: O layout é tudo SIM, ele vai ser a primeira coisa que o leitor vai ver, então é importante que você pense bem como você vai investir nele, o layout também é a identidade do seu blog, ele fala o que seu blog é e ainda passa para o leitor como a blogueira é. Quando criei o Sete Primaveras fiquei pensando como iria fazer o layout, quem me acompanha do comecinho sabe que já passei por uns três layout, sempre quis que todos meus layout tivessem haver com o titulo, algo que nos lembre a primavera e a primavera nos lembra flores certo? - E parecem que elas caíram no gosto das blogueiras, já vi tantos layouts fofo com flores - Porém durante esse período eu não estava conseguindo associa o layout a mim também, já que eu queria um layout que representasse o nome do blog e a mim também. Então trabalhei bastante em um layout que reunisse coisas que eu amo - Flores e Cores vibrante fora um toque Clean - e foi ai que esse layout chegou, e agradou a todos. Por isso digo que você deve pensar bem se o layout que você pretende colocar em seu blog irá representa-lo e representa a você, acho estranho chegar em um blog de moda e me deparar um layout com um tema diferente, por isso pense bem. MUDAR a cada semana seu layout também não irá ajuda muito a estabelecer uma identidade visual, o leitor vai se sentir confuso e se for como eu - já que eu sempre associo o blog ao layout - vai se perde e não irá voltar, então se você tiver muito confuso que ainda não achou o layout certo, faça um blog de teste e crie um layout e vá inovando até está do seu gosto. Mas Gabs eu não sei fazer layout, calma nem tudo está perdido, no google é o que mais tem é Layout free e caso você mesma queira fazer seu, logo abaixo irei disponibilizar links que irão lhe ajuda muito. 



Escrever bem faz bem: Além de um post completo e chamativo, também é importante ter uma boa escrita, algo que não use muitas gírias ou abreviações, o navegador Chrome possui essa ferramentazinha que ajuda muitas pessoas a escrevem certo. A formação do texto também é importante, nada de usar cores vibrantes do post como azul, rosa, verde, vermelho. Usei apenas o tom preto, fica mais fácil e agradável de ler.

Deu para entender o que é certo e errado, vejo muitos blogs cometendo esse erro, mas é algo que pode ser resolvido, a fonte tem que está sempre no tamanho padrão e o alinhamento deve ser  sempre "Justificar". 

Não crie um blog por interesse: Muitas pessoas criam um blog logo pensando que iram ganhar dinheiro e muitas parceria com lojas, querem ganhar presentes e blá blá blá... Pare! Não seja esse tipo de pessoa, não crie um blog achando que irá ganhar logo um rio de dinheiro, não tem nada pior do que fazer algo por pura obrigação. As parceria, presente, dinheiro, vem com um tempo e tudo tem seu tempo. Primeiro cresça com seu blog, fique em bons post e seja uma boa blogueira, quando menos esperar as parceria vão está batendo em sua porta.

Números nem sempre são importantes: Para algumas blogueiras o numero de comentários e seguidores são mais importantes do que os reais leitores do blog, nunca me importei com essas coisas, prefiro leva meu blog para frente sem me importa com quantos seguidores irei conseguir. Para algumas empresas numero de seguidores e comentário são importante, mas o que realmente importa a quantidade de views, visitas diárias e visualização em post. Mesmo assim quero passa para vocês que números são são sempre importantes e não se apeguem a eles, mas vale um visitante diário do que um fantasma.

Quando você realmente precisa de um Mídia Kit? 

 É uma das questões que eu queria debater com vocês, mas antes vou explicar o que é um mídia kit para quem não sabe: Mídia Kit se trata de um documento dedicado a precificar os espaços no seu site (e redes sociais) afim de atrair clientes que queiram fazer anúncio dentro dele. 

Quando é realmente necessário? A parti do momento que seu blog começa a da bons resultado, da maneira que você pode ver que as visualizações tanto em geral como em post, digamos que a parti das 10 mil visualizações você pode começa a fazer seu mídia kit. 

O que eu coloco no meu Mídia Kit? Dados do seu blog, seguindo uma ordem como essa: 
  • Primeira Pagina: Capa 
  • Segunda Pagina: Um lugar onde escreva sobre você e o Blog - Seja sincero, escreva o que seu blog quer passa para o publico, como ele começou etc. 
  • Terceira Pagina: Dados do Blog - Lugar onde você vai colocar: Total de post, acessos em geral e pelo mundo, publico etc. 
  • Quarta Pagina: Redes sociais e a quantidade de seguidores em cada. 
  • Quinta Pagina: Assuntos abordados dentro do seu blog.
  • Sexta Pagina: Reserve alguma pagina do seu mídia para falar dos anúncios, o tamanho do banner para seu blog e como você fará a publicidade.
  • Sétima pagina: Agradecimento final, seguido do seu email. 
Um mídia Kit deve ter até dez paginas, não mais para não ficar cansativo, é importante também fazer seu mídia kit conforme o layout do seu blog, para padronizar e preserva a identidade visual do blog. 

Posso confiar nas estatística do Blogger ?

Pude percebe que até mesmo quando nós entramos no nosso próprio Blog, automaticamente o blogger marca como uma visita nova, mas ele também nos fornece muitas ferramentas para acompanhar as visualizações em Postagem, Total de visualizações tanto diária como mensal e as entradas no blog. Eu confio nessas estatística, assim como também confio nas estatística dada pelo Analytics, já que lá ela também nos oferece ferramente para acompanhar visualizações ao vivo, retorno de visitantes, minutos que o visitante ficou no blog entre outros. Porém assim como o Blogger o Analytics vai marca você como um visitante. Mas entre os dois, se for para confiar entre o Blogger e o Analytics, confie no Blogger, mas não deixe de usar o Analytics. 

Como usar o Analytics? Segue abaixo um mini tutorial para pode usar o Analytics em seu blog. 


E o post de hoje vai ficando por aqui, em breve vou trazer mais dicas, espero que tenha gostado do post de hoje e de coração espero ter ajudado as blogueiras iniciantes, qual quer duvida vocês podem comentar ai em baixo ou pode entrar em contato

38 comentários:

  1. Nossa quantas dicas...olha eu confesso pra vc tem que ter muitas dicas para blogueiras que escolhem a cor da fonte que não dá pra lê tipo tem que selecionar pra lê quero morrer
    rsrs

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabs,
    Adorei o post e todas as dicas! Gostei muito que você compartilhou sua experiência e com certeza irá ajudar muita gente.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, achei muito útil. Quero começar uma série assim no meu blog também

    www.heytutty.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas Gabs, para quem ainda está iniciando é bom posts como esses! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Sou nova, então me ajudaram bastante ♥
    http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei os post,sempre gosto de ler dicas para blogueiras e sempre tenta melhorar :)

    Beijos
    Www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana tu fazer o post embasada em coisas que tu pesquisou, com ideias externas, porque acaba que as dicas são mais efetivas. Eu não tenho muiiito saco pra rede social e acabo deixando as do blog meio desatualizadas, é bem complicado coordenar tudo e admiro quem consegue


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, realmente o layout, diagramação e capricho nas postagens fazem toda diferença. Parabéns pela iniciativa em ajudar os news blogueiros!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive blog mas agora que to levando a serio muito bom o post <3

    http://tonalizadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Bom post e acredito que a principal ferramenta para a criação de um blog é gostar do que se faz. É como você disse, a maioria cria um blog achando que vai ficar famoso, ganhar dinheiro etc... Aí enchem tudo quanto é lugar de links e quando fazem uma visita, não leem nada. Hoje em dia o que mais vemos são blogs criados por capricho e que prezam o número de seguidores e muitos não se interessam em ler nada - se acostumaram em ver fotinhos nas redes sociais.
    Penso como você: mais importante que os seguidores são as estatísticas e gostar do que se faz é o caminho.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana as suas dicas, inclusive já favoritei seu post para uma visita futura, estava curiosa com relação ao Mídia Kit, tinha ouvido muitos comentários a respeito, mais não sabia do que se tratava exatamente e nem de como criar um, me tirou grandes dúvidas :D

    http://www.sweetexpected.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhoso, ótimas dicas e bem completo. Parabéns pela sua disposição e disponibilidade para compartilhar tantas dicas maravilhosas conosco. Adorei tudoooo. E o seu layout é realmente maravilhoso. Beijoss

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
  13. Que postagem mais enriquecedora e fundamental! Não somente para 'blogueiros iniciantes', mas para lembretes que sejam ratificados para qualquer produtor de conteúdo! Adorei tanto os quadrinhos de indicações de horários e cada exemplificação tão bem colocada e bem detalhada. Surtei com tudo!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas .. Vou começar a corrigir alguns errinhos que eu cometo .. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Excelentes dicas!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante ds dicas, realmente foi uma ótima seleção de dicas para esse post, ótimo para blogueiras iniciantes.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que dicas incríveis! sou nova no seu blog, chego e vejo um post lacrador deste ! Meus parabéns!
    Algumas destas dicas eu não conhecia... #partiu colocar em pratica !
    Beijãoo !

    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
  18. Dicas maravilhosas que não sabia
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  19. Quanta dica maravilhosa!
    Adorei os horários de maior visita. já salvei aqui
    kisses
    http://www.colecionadorademoda.com/

    ResponderExcluir
  20. Não sou inciante mas amei as dicas!
    Beijinho

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Dicas muito boas! Toda blogueira iniciante deveria ler!
    Já salvei aqui a imagem com os horários hahahah

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  22. Post super útil e dicas essenciais essas, xará! Concordo com tudo sem tirar nem pôr! Certeza que esse post vai ajudar muuuuuita gente! Ah, e adorei as dicas sobre o mídia kit, tô querendo montar um ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  23. Nessa parte de escrever bem faz bem, eu concordo em partes. Como já postei lá no meu blog, acho que depende muito do público. Se for um público mais jovem, dá pra usar uma linguagem mais relaxada, então é muito relativo isso. O Analytics é uma ótima ferramenta, tanto pra quem tá começando quanto pra quem já tá a anos com o blog/site. Adorei as dicas!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  24. Menina que post mais completinho, adorei todas as dicas e cada uma delas é extremamente importante ♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  25. Na parte de escrever bem eu concordo, mas mesmo sendo boa nessa parte estava cometendo alguns deslizes nos meus posts! Já salvei os horários aqui, tenho certeza que me será bem útil, obrigado pelo post maravilhoso, acho bem legal essa iniciativa de blogueiros ajudar os outros! Um beijo, e sucesso.
    https://toque-finalbabi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Acho que todo blogueiro novato precisa ler essa postagem, honestamente. Tudo que comentou - tudo mesmo - faz muito sentido e realmente ajuda. Posso dizer isso porque, depois de mais de quatro anos de blog (com o mesmo), vi muito disso e até fui dessas que esperam visitantes vindos de Nárnia haha
    Achei esse vídeo do Analytics muito bom. Eu ainda não instalei, mas vou fazer isso agora mesmo.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  27. Muito bom seu post! Muitas dicas importantes e essenciais! Todo blogueiro iniciante devia ler! Muito legal sua ideia de ajudar quem tá começando agora!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  28. Essas dicas, são maravilhosas.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. falandoooo em midia kit, tenho que terminar o meu... empresas já vieram fechar parceria comigo e só agr me dei conta da importância de um... vivendo e aprendendo ASHAUHHAUAHAHUA

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Parabéns pelo post, adorei as suas dicas... E legal da sua parte compartilhar dicas importantes com outros blogueiros..Esse é o espírito!! Achei bem interessante as estatísticas e dicas de melhores horários das redes sociais..
    Quando tiver um tempinho, venha conhecer meu blog...é simples mas é "arrumadinho" hehehehe
    Beijos,Gabi

    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelas ótimas dicas! Não sou iniciante mas ainda assim me ajudou bastante, comecei um blog novo hoje e essa postagem acabou sendo muito útil para mim <3

    https://f-lyingfreely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gabs seu post me ajudou e muito! Estou muito feliz com todas essas dicas tao explicadinhas que voce deu! Deus te abencoe, beijossssssss

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post, me ajudou bastante, estava com bastante dúvidas sobre o mídia kit. Parabéns!!
    www.papoentredivas.com.br

    ResponderExcluir
  34. Gabs dicas valiosas para blogueiras iniciantes como eu, muito difícil conseguir manter os leitores e continuar divulgando e expandindo cada vez mais. Sou iniciante então entendo que faz parte.
    Parabéns pelo blog e conteúdo.
    Beijos

    www.alessandradiniz.com

    ResponderExcluir
  35. Amei as dicas. Parabéns pelo blog
    Beijos

    http://karolinyferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir